O BigLinux possui uma excelentíssima Central de Controle de forma que o usuário possa tornar seu sistema mais adequado as suas necessidades. Procuraremos ilustrar algumas opções presentes nesta central.
(Sobre a central de controle: a central de controle funciona com um "motor" chamado bigbashview que não é nada mais do que um script em python funcionado sobre o framework qt, essa ferramenta a principio substitui o centro de configurações do kde, assim se tornando uma ferramenta mais simples e elaborada.)
A Central é dividida em Abas.
Na Aba Principais encontramos uma seleção das principais ferramentas da central:
Conectar à internet
Informações do sistema
Interação com smartphones e tablets
Aparência e desempenho
Instalar drivers
Impressoras
Snapshots e backup
Fontes proprietários, flash e DRM
Restaurar configurações de programas
Script de automação das mais variadas tarefas
Desenvolvimento Web
Instalar outras versões de kernel
Conheça o seu sistema através de 03 ferramentas. Saiba dados sobre o seu processador, memória, impressoras, kernel, display. O usuário consegue criar um arquivo-texto com estas informações em Gerar Relatório com Informações.
Reúne as funções mais bacanas para um usuário básico e intermediário: mudar a aparência do seu sistema:
Temas:
Oferecemos 04 temas para sua escolha (temas a seu gosto podem ser ajustados nas CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS). Passe o mouse sobre cada uma das opções Arc-Adapta-Dark-Breeze para ver como cada um deles se comporta.
Desempenho:
Oferecemos 03 ajustes que se comportam usando mais ou menos recursos do sistema. A preocupação do BigLinux é atender todas as necessidades de usuários e os diferentes equipamentos e oferecer um sistema personalizável e capaz de rodar até em máquinas mais antigas.
Caso sua máquina é mais antiga utilize a opção Performance como primeira opção ou teste a Otimizada. Encontre aquela que mais se adapta ao seu hardware.
Configurações Avançadas:
Desfrute de uma infinidade de alterações na aparência do seu BIGLINUX.
Na aba lateral abre-se uma série de opções nas quais o usuário pode deixar seu BIGLINUX com a sua cara. Usuários básicos podem alterar a seu gosto sem medo de quebrar o sistema.
Estilo do aplicativo: altera a apresentação interna dos seus aplicativos, especialmente em listas, botões, checklist...
Estilo do plasma: permite alterar o estilo do KDE. Aplica-se nessa aba por exemplo estilo Dark, cujas telas dos aplicativos ficam com fundo escuro.
Decorações da janela: controla as cores e estilo da barra e dos botões que controlam as janelas.
Cores: mais uma tela autoexplicativa. Altera cores como por exemplo, título de janelas (fonte e barra)
Comportamento Geral: Configura-se aqui comportamento do cursor como um ou dois cliques para abrir um atalho.
Efeitos da área de trabalho: uma série de controles que criam efeitos ao trabalhar na área de trabalho.
Fontes: ajusta o tipo da fonte e tamanho delas em diversas localizações das janelas.
Contorno de tela: configura ações quando se arrasta a tela para os cantos. Por exemplo, na configuração ativar o lado-a-lado por quartos em: 25% permite que se arranje 4 Apps na mesma tela arrastando cada uma dela para um canto da tela. Detalhe na segunda imagem,
Ícones: Seleciona grupos de ícones para o seu BigLinux.
Cursor: permite escolher o estilo do cursor.
O seu computador ou notebook foi sendo montado por peças (placas, componentes) de diferentes fabricantes. Por exemplo, a placa de rede é de um fabricante, a placa de som é de outro. Cada um desses componentes precisam de programas (Drivers) para poderem se integrar ao sistema operacional para que o conjunto funcione. Quando o BigLinux é instalado ele procura instalar todos os drivers de código aberto, automaticamente. Contudo, alguns placas não possuem drivers abertos e dependemos instalar drivers proprietários, ou seja drivers que não estão autorizados a serem distribuídos com o BigLinux.
Se for o caso, utilize a ferramenta Instalar Drivers. Ao entrar o seu sistema fará uma procura por placas não instaladas sugerindo o melhor driver.
Permite instalar ou gerenciar impressoras. Caso o BigLinux não reconheça sua impressora sugerimos buscar apoio no manual do fabricante ou buscar ajuda em nosso Fórum.
Eventualmente seu sistema poderá apresentar algum problema de forma que o usuário poderá restaurá-lo na condição que estava dias anteriores. O BigLinux criará snapshots para você, que são imagens do sistema. Ao entrar nesta funcionalidade será solicitada sua senha de usuário.
Em seguida serão listadas as snapshots disponíveis para restauração. Ou você poderá criar uma antes de fazer alguma alteração no sistema por prevenção.
Utilizando a opção restaurar , clique na linha da imagem do sistema desejada e após no barra superior em Restaurar.
Permite instalar fontes como Arial, Times New Roman no seu computador. Dê um clique em cima de fontes e a opção Instalar o pacote Microsoft True Type Core Fonts ficará disponível. Basta clicar na função, digitar a senha quando solicitado e as fontes serão instaladas e estarão disponível por exemplo para uso no LibreOffice.
Caso determinado aplicativo apresentar problemas você poderá restaurar as configurações dele, de maneira que ele se comportará como se recém instalado. Clique nas abas (Internet, multimídia, gráficos, escritório, sistema) até encontrar o App desejado.
Roda scripts, modo alternativo ao uso do terminal. Útil para usuários avançados.
Utilitários para instalar sistemas de desenvolvimento web como servidor PHP, editores de código.
Kernel é o componente principal do Linux e continuadamente é atualizado. Você poderá gerenciar os kernels instalando novos ou removendo-os. Instalar novo kernel pode melhorar o desempenho do sistema mas poderá ser incompatível com seu computador. Caso um kernel novo der problema o usuário pode removê-lo.
O usuário poderá nessa seção resolver outros problemas como gerenciar drivers ou corrigir problemas no Grub (grub é um arquivo que informa a sua cpu quais sistemas operacionais estão instalados e qual o caminho para inicializá-los).
Kernel XanMod x kernel Ubuntu: o kernel XanMod é uma versão de kernel idealizada por Alexandre Frade personalizando com novos recursos visando proporcionar uma melhor experiência do Linux no desktop.
Vamos simular a instalação de um kernel Xanmod.
Escolha instalar ou remover versões de kernel Xanmod.
Após escolhido o novo kernel e confirmada sua intenção de prosseguir, será baixado o novo kernel. Caso queira acompanhar o andamento basta clicar em Show individual files. Concluída a instalação basta clicar em Close.
Para carregar o novo kernel, selecione-o na inicialização do computador. Na primeira tela clique em opções avançadas para BigLinux. Na tela seguinte escolha o kernel desejado.
Na Aba Aparência encontramos:
Aparência e desempenho (vide mesmo tópico na aba principais)
Cores (vide mesmo tópico na aba principais)
Cursores (vide mesmo tópico na aba principais)
Temas da Área de Trabalho (vide mesmo tópico na aba principais)
Fontes
Ícones e emoticons (vide mesmo tópico na aba principais)
Efeitos da área de trabalho (vide mesmo tópico na aba principais)
Aviso de execução
Tela de autenticação (SDDM)
Tela de apresentação
Estilo do aplicativo (vide mesmo tópico na aba principais)
Decoração da janela (vide mesmo tópico na aba principais)
Bloqueio de tela
Permite ajustar o tipo da fonte e tamanho delas em diversas localizações das janelas.
Gerenciamento de fontes: Permite instalar ou remover novas fontes ao sistema.
Supomos que você visite um site de fontes como https://www.netfontes.com.br/ e escolha uma fonte e faça download e salve numa pasta de seu computador. Se ela estiver compactada, descompacte-a. Agora vá em Instalar de um Ficheiro. Localize o arquivo fonte com extensão .ttf
Escolha se a fonte estará disponível para todos os usuários do sistema ou somente para seu usuário. Ao final, reinicie o aplicativo para a nova fonte funcionar.
Produz um efeito ao clicar em determinado ícone (uma animação). Apresenta a opção de definir um tempo de execução.
Permite alterar a maneira como se comporta a tela que solicita seu usuário e senha para se logar no sistema.
Na segunda aba o usuário pode configurar a inicialização automática para determinado usuário.
Configura a imagem mostrada ao carregar seu desktop. Use uma das ofertadas pelo BigLinux ou adicione uma nova em Obter Novos Ecrãs (telas) Iniciais
Ao clicar em Obter Novos serão carregadas novas imagens para ser utilizadas. Escolha e clique me Instalar.
Configura os bloqueios de tela. Defina em quanto tempo em desuso para que o sistema bloqueie seu computador.
Observe que pode-se definir teclas de atalho e aparência da tela enquanto a mesma estiver em bloqueio.
Na Aba Hardware encontramos:
Som e microfone
Economia de energia
Configuração da tela
Instalar Drivers (vide mesmo tópico na aba principais)
Impressoras (vide mesmo tópico na aba principais)
Bluetooth
Dispositivos removíveis
Joystick
Thunderbolt
Teclado
Tochpad
Mesa digitalizador gráfica
Mouse
A forma mais simples de configurar o áudio é utilizando o ícone localizado perto do relógio do sistema, porém, aqui você tem acesso a mais opções de configuração.
Entre as opções ofertadas o gerenciador intermediário é o padrão do KDE. Com ele pode-se gerenciar alto-falantes ou fones de ouvidos, volumes, testar frontal esquerdo ou direito, notificações de aplicativos.
Gerencia as configurações de energia do seu computador e notebook. Somente utilize a opção Configuração de energia do sistema se conhecer profundamente seu hardware.
Em configurações de tela o usuário poderá controlar as propriedades da tela com resolução, rotacionar a tela, contornos da tela, touchscreen (caso o computador suporte), cores e modificar as cores noturnas da tela.
Caso a primeira opção falhar poderá ser utilizado o configurador alternativo, bem como resetar as configurações.
Permite auxiliar usuários que querem utilizar mesas digitalizadora da marca Wacon
Configura o comportamento de discos removíveis como pendrives, cartão SD, câmeras. Em especial, se os mesmos deverão ser montados automaticamente, ou seja, mostrados automaticamente como discos para serem explorados, quando inseridos ou logo a ligar o computador.
Calibra seu joystick, caso tenha.
Configura teclado, adiciona novos teclados, altera idioma desses, define atalhos para ações, ativa teclado numérico ao ligar o computador.
Configura opções personalizadas do touchpad de notebooks.
Configura o mouse alterando para destros, ação dos cliques, velocidade.
Configura portas thunderbolt, caso existentes. Thunderbolt é um padrão de comunicação utilizado em interfaces para conexão entre computadores e dispositivos como HDs externos e monitores, proporcionando velocidades até 40Gb/s (oito vezes mais rápido que a porta USB3.
Configura bluetooth. Ativa e desativa, adiciona dispositivos.
Na Aba Sistema encontramos:
Gerenciador de usuários
Particionar ou formatar
Formatar pendrive
Criar pendrive de boot
Snapshots (vide mesmo tópico na aba principais)
Fontes proprietárias, flash e DRM (vide mesmo tópico na aba principais)
Firewall
Regras de segurança do Java
Acessibilidade
Compartilhamentos Windows
Uma ferramenta para adicionar novos usuários, compreendendo a criação de uma nova pasta /home, /Documentos, /Imagens...
Após isso, ao reiniciar o sistema o novo usuários estará apto para utilizar seu BigLinux.
Incluímos o gerenciador de discos Gparted. Gparted é muito intuitivo para quem domina formatações. Contudo, se precisar de ajuda recomendamos o manual do próprio Gparted disponível em: https://gparted.org/display-doc.php?name=help-manual&lang=pt_BR
Solução ofertada para formatar pendrives e cartão SD.
Selecione o dispositivo desejado, escolha o formato de arquivos e nomeie-o.
Permite criar pendrives bootavel do BigLinux ou outras distros Linux.
Busque o arquivo .iso, informe o dispositivo de gravação e clique em gravar.
Configure Firewall em seu computador. O firewall oferecido na distribuição possui ajuda para uma configuração básica.
Ferramenta para configurações de políticas de seguranças para uso do Java.
Permite configurar o BigLinux para pessoas com deficiências.
Configura usuário e senha para acesso de rede com Windows.
Na Aba Personificação encontramos:
Iniciar automaticamente
Data e hora
Aplicativos padrão
Localizações
Associação de arquivos
Comentários dos usuários
Pesquisa de arquivos
Idioma
Usuários (vide mesmo tópico na aba Sistema)
Sessões (login e logout)
Carteira de senhas do kde
Comportamento avançado das janelas
Informe ao seu BigLinux programas ou scripts que se iniciarão automaticamente.
Ainda permite gerenciar serviços em segundo plano: interromper, iniciar...
Acerte a data e a hora, bem como o fuso horário do sistema.
Define aplicativos padrão do sistema.
Configura localização da principais pastas do sistema.
Permite definir o aplicativo que abrirá os arquivos a partir da extensão destes. Por exemplo, arquivo .bmp é aberto pelo visualizador de imagens do BigLinux.
O usuário poderá alterar clicando em cima do nome de aplicativo descendo ou subindo para recolocá-lo com prioritário ou não para abrir este tipo de arquivo.
Crie áreas virtuais para organizar melhor seu trabalho. O usuário pode com duas áreas de trabalho organizar melhor os aplicativos abertos. No exemplo da imagem criamos uma segunda área mantendo na primeira o central de controle e o Chromium e na segunda os aplicativos Dolphin e Clementine, organizando melhor nossas atividades.
Habilita a pesquisa de arquivos, inclusive do conteúdo interno dos arquivos, na barra de pesquisa do BigLinux.
Habilitar pesquisa de arquivos utiliza maior processamento, tornando o sistema mais lento. Contudo, facilita a vida para determinados usuários.
Configura o envio de feedback ao KDE. Conforme arrasta-se o controle deslizante o usuário amplia o tipo de informação que deseja compartilhar com a equipe KDE Plasma.
Configura o comportamento das notificações do sistema.
Define as opções de idioma do sistema bem como as configurações de moeda, data, hora... (Importante: mesmo que você escolha o idioma português do Brasil, alguns aplicativos não possuem tradução, apresentando tradução para o português de Portugal.)
Configura o comportamento das sessões de usuário.
O KDE tem uma carteira (kwallet) onde você pode armazenar suas senhas usadas no Konqueror, Kopete, etc e também suas senhas usadas diariamente.
Sugerimos em caso de dúvida de como usá-la ler o manual do kwallet, disponível em: https://docs.kde.org/trunk5/pt_BR/kdeutils/kwallet5/introduction.html
Reúne uma miscelânea de ferramentas para configurar as janelas do BigLinux
Na Aba Outros encontramos:
Gerenciar arquivos
Terminal
Procurar compartilhamentos
Centro de controle do KDE
Abre o gerenciador Dolphin também acessível pela barra de tarefas e no menu sistemas.
Abre o terminal shell também acessível pelo menu sistemas.
Varre a rede em busca de pastas compartilhados entre Linux e Windows.
Abre a central de controle do KDE.